Páginas

SOE


Serviço de Orientação Educacional 2011-2013



Aprendizagem nas diferentes relações

                                                     Juliana Mendes Bueno e
Carla Cristina Cunha da Silva
Justificativa: A aprendizagem é um processo que inicia desde o nascimento e continua por toda a vida. A criança e o adolescente ao ingressarem na escola passam por um processo de adaptação de acordo com a faixa etária e características individuais que influenciarão no processo de sua aprendizagem. Além disso, a família também contribui nesse processo.
Aprender envolve relações com o objeto do conhecimento e especialmente com aquele que oportuniza a aprendizagem. Levando-se em conta a necessidade de trabalhar o aluno de forma integral, faz-se necessária uma atuação ampla que priorize ações preventivas, que desenvolvam valores como:  respeito, cooperação, dignidade, comprometimento e liberdade.
O SOE é um serviço de apoio e acompanhamento ao aluno. Portanto, precisa estar atento para intervir nos processos de aprendizagem, buscando entender os conflitos e auxiliar na superação das dificuldades. É função do SOE (Serviço de Orientação Educacional) em parceria com o SSE (Serviço de Supervisão Escolar), SIR (Sala de Integração e  Recursos ), LA (Laboratório de Aprendizagem), Coordenação de Turno e Coordenação Cultural mediar as relações pedagógicas da escola, envolvendo e criando condições para que os segmentos escolares se vinculem, discutam democraticamente idéias e questões, proporcionando a integração desse aluno no processo educativo.

    Neste sentido, a Orientação se propõe a escutar pais, alunos, professores, equipe, sempre buscando realizar o pedagógico, respeitando o PPP da escola, tendo em vista construir relações democráticas, onde a diferença é a marca principal a ser aceita, vista, respeitada, acrescida e incentivada como parte importante deste momento histórico - cultural, seja esta diferença física, de cultura, de etnia, de classe, de cor, de credo, de orientação sexual, de gênero, de deficiências, enfim, seja por que ela deve ser feita  na escola, na sociedade, no país e no mundo, a começar por nós.

    O SOE trabalha com a prevenção para que os alunos sintam-se parte da escola. Os alunos precisam sentir-se vistos, aceitos em suas diferenças e saberem os seus limites, caso contrário, a aprendizagem não ocorre, por falta de vínculo estabelecido e a evasão aumenta.


SOE 2011- Contato com familiares através agenda escolar

                          

Jogando com letras no SOE na hora do Recreio 2011















 


Deixando  Mensagens na sala SOE 2011


Um comentário:

  1. Tenho a parabenizar a Escola através de sua direção , orientadores, professores e funcionarios pela demonstração de amor e competencia pela educação independendo da compensação financeira que deveria ser o resultado mais justo e pela satisfação pessoal. Provas pessoais que tenho dissoé pela atenção e preocupação que tem demonstrado com meu neto Dylan. O resultado esta sendo muito positivo...Leandro Gomes

    ResponderExcluir